sexta-feira, 1 de março de 2013

A Sítio na rua!


|Editorial

O mês de março marca o regresso da Sítio à rua. Sempre foi nossa vocação, para além da publicação, trabalhar na divulgação da literatura e dos seus autores. 2013 oferece-nos essa possibilidade, através da parceria com o Bairro dos Livros, no Porto. Mais detalhes sobre o evento irão sendo revelados durante a próxima semana, mas podem já marcar na vossa agenda o dia 9 de março de 2013.

Qual o sentido de irmos para a rua? Sobretudo o amor. O amor pelas palavras, o amor pela poesia, o amor pela personalidade daquele que é um dos grandes nomes da nossa literatura. Para além disso, a vontade de trazer mais gente a esta longa conversa sobre as letras. Muitos aceitaram já o nosso convite e enche-nos de orgulho que muitos mais possam chegar até nós, através da tertúlia onde estaremos.


Fazê-lo no Porto tem também outro significado especial. A Sítio passou lá bem perto aquando do lançamento do seu primeiro número, em 2005. Na altura, estivemos em Vila Nova de Gaia e ficou o desafio de voltarmos, um dia, ao centro do Porto. Nenhum daqueles que se encontraram numa livraria há oito anos atrás poderia esperar que fosse preciso esperar tanto tempo. Felizmente, as circunstâncias são mais do que especiais.

Esperamos ainda que esta seja a primeira de várias outras iniciativas. Que por outras cidades nos chamem a colaborar na organização de tertúlias, debates, apresentações, leituras. Porque não queremos ficar por aqui. A Sítio regressa à rua. Era hora!