domingo, 22 de setembro de 2013

Mara D'Eleán - biografia



Mara D'Eleán, de nome biológico Mara Emídio, nasceu em 1991, em Portugal. Desde cedo se sentiu fascinada pela arte e pela moda. A paixão pelo desenho manifestou-se ainda na infância e foi aos 10 anos, ao desenhar roupas, que se apercebeu do seu profundo gosto pela moda e pela beleza da figura feminina.  Mais tarde, em 2006, seguiu uma formação em Design e desenvolveu a sua competência na realização de Design de Comunicação e projectos de design de interiores. Durante esse período descobre o gosto pela pintura digital, que foi desenvolvendo de forma autodidacta. Em 2012 conclui os estudos em Arte-multimédia, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde explora e aprofunda vários métodos de comunicação que vão da Fotografia ao Audiovisual.
Desde então tem aprofundado o gosto pela fotografia e cinema. Teve oportunidade de participar como Directora de Arte e também como actriz em alguns projectos cinematográficos. Nestas áreas também se inclui o seu trabalho como Directora de Arte; Maquilhadora e Stylist. Em 2013 cria a sua página de divulgação de trabalhos e tem vindo a realizar alguns trabalhos como modelo fotográfico e como fotógrafa.

A exposição
Em Maio deste ano, senti a necessidade de aprofundas o gosto pela fotografia. Decidi criar uma proposta dinâmica, no centro do Barreio. Optei pelo bar “Bar’tolo” pois é essencialmente um bar de convívio onde todas as faixas etárias e estilos se misturam.  As sessões decorreram em dois dias, nesse mesmo bar, onde a Maquilhagem e Styiling, bem como a foto foram todas elaboradas por mim. Tivemos um assistente que gravou o processo num género de Making of para que isto pudesse ser mostrado no dia da inauguração, aos olhares curiosos que se perguntavam porque não poderiam assistir à sessão com o bar encerrado ao público.
Tentei extrair e polir o potencial de beleza de cada modelo e aliei às poses premeditadas a sensualidade de cada uma.
Sou apaixonada pela elegância e nostalgia dos ícones de beleza dos anos 40, os anos Hollywodescos. O fundo vermelho é parte do cenário do próprio bar e representa uma aura de sensualidade a que a própria cor está ligada.