segunda-feira, 26 de maio de 2014

Festival Livros a Oeste 2014 – Um marco na Cultura da região

Já com três edições, o Festival Livros a Oeste, organizado pelo Município da Lourinhã é um marco no panorama cultural do Oeste, decorrendo entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

Mundo Global é o tema deste ano e as iniciativas programadas traduzem esta ideia de uma comunicação mais ampla e universal.

O certame vai propiciar, uma vez mais, o contacto com grandes e conceituados escritores da língua portuguesa, bem como uma feira do livro, onde podem ser encontradas obras de referência e novidades a preço de desconto.

Saliente-se ainda uma vasta programação cultural com atividades para crianças, mostras, sessões de cinema e espectáculos diversos, que todos os anos atrai um número significativo de público, não só do concelho da Lourinhã, mas também dos concelhos vizinhos da Região Oeste.

O grande destaque da agenda vai para a presença de reputados autores do panorama literário português, como Adelino Gomes, Alfredo Cunha, Ana Meireles, André Gago, Afonso Cruz, David Machado, Mário Zambujal, Margarida Fonseca Santos, Nuno Júdice, Rui Zink e Waldir Araújo, entre outros. 

Ao centro o vereador Fernando Oliveira, responsável pela área da Cultura, ladeado pelo programador do Festival, João Morales, e por Conceição Franco, Chefe da Divisão de Intervenção Social e Cultural do Município da Lourinhã


Nos encontros com escritores fica a promessa de conversas ricas em conteúdo e assumidamente informais, uma vez que também o público é convidado a dialogar com os intervenientes no final das sessões.
 
O evento foi apresentado ontem à comunicação social pelo vereador Fernando Oliveira, que efetuou um enquadramento do Festival e apresentou as principais linhas de comunicação do certame.

Evidenciou que  a amplitude nacional do Festival se traduz, principalmente, "no excelente painel de autores que desde 2012 tem vindo à Lourinhã, para a apresentação e lançamento de livros, para encontros literários e para a dinamização de Workshops e de outras iniciativas".

Nesta linha, destacou que o facto do festival "ser um evento democrático e de fruição cultural, com entradas livres". "A programação eclética e as presenças que reúne, colocam-no a par de outros certames de projeção nacional", reiterou.

Acrescentou que este ano, "o Festival Livros a Oeste propicia a vinda de mais de 25 relevantes autores portugueses, que se juntam àqueles que já brindaram a Lourinhã com a sua presença, em edições anteriores, pelo que podemos afirmar que já passaram pelo concelho 8 dezenas de autores".
 
O edil destacou, de igual modo, o relevante papel das escolas  da Lourinhã e dos estabelecimentos de ensino da região, "enquanto destinatários de uma mensagem universalista que associa a cultura e o saber ao progresso da humanidade".

Disse ainda que  os estabelecimentos de ensino são protagonistas e intervenientes diretos nesta programação, referindo como exemplo as mostras, patentes ao longo do certame e o espetáculo que a Escola Secundária da Lourinhã vai proporcionar no dia 31 de maio, com animação musical, dramatização teatral e até um desfile de moda.

Deixou ainda uma  palavra especial para os alunos de concelhos limítrofes, nomeadamente, do Curso Profissional de Artes do Espetáculo do Colégio Rainha D. Leonor, das Caldas da Rainha, que apresentam a peça “O Doente Imaginário” de Moliére e para o Coro Juvenil do Externato de Penafirme, que se junta ao Coro Municipal da Lourinhã no concerto “Músicas do Mundo”.

O blog oficial do evento

À semelhança de 2013, o evento será comunicado através de um amplo conjunto de meios: desde as notas de imprensa e sítio municipal, ao facebook e newsletters, passando pelos cartazes, flyers, spots e anúncios em rádios e jornais.

Uma vez mais, o blog do festival 
www.livrosaoeste.blogspot.pt vai constituir o posto avançado da comunicação do certame, quer para os públicos interno e externo, quer para a comunicação social.

Neste veículo será disponibilizado o programa do evento, as biografias e bibliografias dos autores convidados, a lista de apoios e parcerias, os media partners, entre outras informações de interesse geral.

Ao longo do evento será disponibilizado no blog, quer para o público em geral, quer para jornalistas, notícias sobre as iniciativas do programa, acompanhadas por fotografias e, nalguns casos, por registo vídeo.